O ingresso no mercado de trabalho é uma etapa de grande importância na vida dos profissionais. Conseguir o primeiro emprego e se adaptar a rotina de uma organização são processos comuns a todos, mas que assustam grande parte dos jovens.

Para quem deseja realmente se inserir no ambiente corporativo e dar esse passo, algumas atitudes são fundamentais e podem tornar a tarefa um pouco mais simples. Seguem algumas dicas:

TENHA SEU OBJETIVO BEM DEFINIDO: O candidato deve demonstrar clareza e determinação na entrevista de emprego. Com esse tipo de postura, mesmo não possuindo experiência profissional, o candidato apresentará um diferencial para a empresa.

DESPERTAR INTERESSE NO RECRUTADOR: O currículo foi apenas o primeiro contato que fez com que o profissional fosse selecionado, mas as demais etapas são decisivas. O candidato deve usar as qualificações que possui (cursos extracurriculares, habilidades natas, interesses específicos) para causar uma boa impressão e se destacar entre os demais.

PROCURAR ESTÁGIOS: Estas são as oportunidades que mais abrem as portas para o mercado de trabalho. É uma grande chance de ganhar experiência e se adaptar à rotina, o que pode ajudar em futuras contratações. Além disso, para quem mostra dedicação, sempre existe a possibilidade de efetivação.

CONHECER A EMPRESA: O profissional deve se informar antecipadamente sobre a organização onde está concorrendo à vaga, visitando o site e buscando informações em revistas de negócios e matérias no seu segmento. Assim o profissional irá e sentir mais seguro no momento da entrevista e com condições de fazer comentários pertinentes.

PERSISTÊNCIA: O candidato que está ingressando no mercado de trabalho geralmente carrega uma dose de insegurança devido a pouca experiência. É natural que encontre barreiras, no entanto deve estar sempre aberto ao aprendizado, demonstrar senso de responsabilidade e nunca desistir.

INOVAÇÃO: Muitas empresas hoje em dia buscam candidatos com perfil inovador e capaz de se adaptar às mudanças. Pensar estrategicamente antes de agir é um diferencial para as organizações modernas.

Ficou interessado em nosso trabalho?